13 de junho de 2011

Ichi Rittoru no Namida/Um Litro de Lágrimas. [J-drama]


    Ni Hao . Vim trazer pra vocês o primeiro Jdrama que assisti! Um litro de lágrimas? Quem me dera, isso foi pouco pro tanto que eu chorei assistindo esse drama. Mais não de um jeito ruim... vocês sabem como os japoneses sabem mexer com a gente, esse foi o drama que mais me tocou desse jeito, que realmente fez eu pensar diferente. Nenhum, repito, nenhum me fez chorar tanto quanto esse dorama, e acredito que nunca fara. É um Jdrama marcante que mesmo com o clima "deprimente" vale a pena ser conferido, tipo, todo mundo tem que ver esse dorama algum dia, tem que saber das mensagens que nele tem e ter no mínimo a metade da coragem e força de vontade da Aya, protos ? Vamos lá!

SINOPSE: Aya é uma menina de 15 anos, filha de uma família simples. O pai possui uma loja de tofu, a mãe, Shioka, é higienista e os três irmãos, Ako, Hiroki e Rika. Entretanto, a vida de Aya vai, aos poucos, mudando, ao perceber que tem levado tombos freqüentemente e anda de um modo estranho. A mãe, Shioka, pede para que Aya vá ao médico para ser examinada. O médico informa que Aya tem degeneração espinocerebelar - uma doença que deteriora o cerebelo gradualmente até o ponto que a vítima não pode andar, falar, escrever, ou comer. A doença não afeta a mente nem a memória. A partir daí começa uma luta desesperada de sua família e amigos à procura de uma chance de cura para Aya.

COMENTÁRIO: A doença da Aya é horrorosa, tipo em plena juventude ela vai perdendo movimento das pernas , braços, fala. Tudo isso não vem assim de uma vez só, pode levar anos. Mais pouco a pouco esse dia chega, até que ela não consegue movimentar mais nada. Além da doença não ter cura, a pessoa fica totalmente consciente do que está acontecendo em volta , pra mim isso é o pior. Imagina só (quando está no estagio mais crítico da doença) todos falando com você, fazendo coisas envolta de você e você está consciente de tudo mais não pode falar nada :s . Bem deprimente né ? mais não desanimem! Como eu falei o Drama vale a pena, confiem em mim.

PONTOS POSITIVOS: Mostra muito a força de vontade (vocês já repararam como os japoneses sempre enfatizam isso, tipo 'dê o seu melhor') da Aya pra combater a doença, mais tipo é uma coisa totalmente fora do comum. Claro primeiro ela passa por aquelas fases de negação, e tal até ela se aceitar como deficiente . Além de tudo isso ela enfrenta muito preconceito, dos amigos , dos professoras, dos vizinhos , essa garota lutou contra tanta coisa que você fica admirado, de onde ela tirou tudo isso ? se fosse comigo, ja tinha me jogado numa cama e esperava a morte chegar. Mas ela era justamente ao contrário... queria viver, queria andar, queria falar e lutava ao máximo por todas essas coisas. Uma coisa que me emocionou muito foi ver o apoio que os pais (principalmente a mãe) e os irmãos deram pra ela, gente o que eles fazem é incrível, te emociona até os fios dos cabelos . E o pai dela é uma figura , mesmo nos momentos mais críticos ele sabe como tirar o sorriso de alguém .

    Vamos a parte que interessa: Asou. Esse personagem é TUDO, mais tudo mesmo . Ele sofreu um grande trauma , e por causa disso se feixou e nunca mais se abriu com alguém, era sempre na dele trancado no laboratorio de ciências. Mas quando começou a conviver com a Aya, ai ja é outra história. Pouco a pouco ele foi mostrando seu coração, e o mais apaixonante do Asou é que quando todos descobriram sobre a doença da Aya eles meio que ficaram com pena e trataram ela de um jeito especial com cuidados e tal, mas o Asou não. Ele tratou ela como qualquer pessoa normal, isso era o máximo!

       Ele fazia questão de fazer a menina trabalhar no seu laboratório, e em todas as outras coisas, querendo dizer que não é porque ela tem uma doença que vai ter que parar de fazer esse tipo de coisa, achava muito legal quando ele fazia isso. Acho que as pessoas deficientes querem justamente isso, que não fiquem tratando eles de uma maneira mais fácil e sim como qualquer outra pessoa .

      Essa cena foi uma das mais fofas pra mim. O carinha que a Aya gostava convidou ela pra sair ( mais isso foi antes dele saber que ela estava doente ) Aya toda animada pediu pra mãe dela comprar o par de tênis que ele gosta e tal. Só que a doença veio a tona, todos do colégio ficaram sabendo e ela até foi internada. Ainda assim, no dia do encontro ela foi ela toda linda se encontrar com ele, mais adivinha ? O idiota deixou ela plantada, porque não sabia mais como agir com uma pessoa doente. Eu até entendo o que passa na cabeça do cara, mas mesmo assim fiquei muito puta com ele!

         Ai começa a chover tadinha, e quem aparece? Isso mesmo Asou lindo e formoso. Outra coisa legal do drama, mas eu não achei fotos (google morra) . É as cenas dela fazendo fisioterapia. Não ia parar a doença mais ia atrasar e ia ajudar ela a fazer os movimentos. Outra coisa super legal é a relação que ela tem com o médico dela, desde o início ele deu o maior apoio, e ela foi o motivo pra ele tentar arduamente achar a cura pra doença . Tem várias outras cenas que me emocionaram muito mais vou apenas cita-las pra diminuir o texto. 


       A cena dela saindo da escola e eles cantaram pra ela (chorei rios nessa) . A carta dela pro Asou . Os diários da Aya, e os últimos dois episódios chorei sem parar, não vou falar o porque pra não fazer spoiler mais do que já tem aqui.

PONTOS NEGATIVOS: Esse drama é realmente triste, então se você não aguenta esse tipo de história, fica depressiva e tudo mais não recomendo nem o trailer. Pra ter uma idéia , eu quando vejo dramas vejo um episódio atrás do outro e geralmente na madrugada, então fiquei chorando por horas, com intervalos claro . Mas teve uma hora que nem lágrimas mais saia, sem falar que fiquei com uma puta dor de cabeça depois, e acordei com a cara inchada horrorosa. Sou emotiva admito, mais falei com varias pessoas que assistiram ao drama e até os homem mais machões puxaram os lencinhos .

      Essa é a verdadeira Aya. Sim esse drama é baseado em fatos reais. O legal era que a cada fim do episódio aparecia fotos da verdadeira Aya e frases que ela escrevia em seu diário, que aliáis foi nesse diário que foi baseado o drama . Tem tipo um livro , que esta na minha listinha de futuros pra ler. A unica coisa que foi diferente é que o Asou não existiu, acredita ? A mãe da Aya adaptou , para que ela tivesse alguém que a apoiasse nessa história. Se já foi triste com ele imagine sem . Mas como eu falei esse drama me fez muito bem, fez eu olhar a vida de um jeito diferente a dar mais valor a ela. Parece clichê mais, cada vez que começo a reclamar da minha vida agora, sempre vem a imagem da Aya e eu paro na mesma hora. Fiquei meia surtada com isso, vejo meus amigos que tem bem dizer tudo e ficam reclamando de bobagens, já dou um corte na hora. Isso é um pecado nosso, reclamar da vida... quem tem uma boa saúde, um teto sobre a cabeça, comida na mesa, e família .. tem que todos os dias agradecer pela vida que tem.

ELENCO PRINCIPALNishikido Ryo como Asou Haruto e Sawajiri Erika como Ikeuchi Aya.



Chega né ? primeiro drama e me estendi desse jeito D: pra finalizar um trailer , não é bem um trailer no youtube é cheio de videos com imagens do drama. Então escolhi um que tem uma musica, que cada vez que tocava já mexia comigo. Ela é realmente linda e a letra combina total com o tema da Aya com o Asou . Separem a caixa de lencinhos ( ou baldes) que vocês vão precisar . Espero que tenham gostado ^^

 

9 comentários:

  1. Eu amo esse dorama! mto lindo!! Um dos poucos que me fez chorar... Vale mto a pena!!!!
    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de assistir doramas assiduamente sempre passo longe dos dramas, foco nas comédias, romances ou comédias romanticas XD. Por isso, apesar de várias pessoas que conheço terem assistido a esse dorama eu evito de assistir =P.

    ResponderExcluir
  3. Tudo para otakus: lindo né ? *-* como eu disse, não é difícil me fazer chorar kk mais, esse foi o drama que realmente fez eu chorar por muuuito tempo .

    Luche: como eu disse, não é pra todo mundo. Quem realmente não gosta de drama , com o gênero drama k . tem que passar bem longe desse .
    mais é o drama é muito bom .-.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu saí com a mesma impressão. Quando alguém começa a reclamar da vida, eu penso "você tem tudo". A imagem da Aya e de muitas outras pessoas assim como ela aparecem na minha cabeça. Eu realmente comecei a pensar de maneira diferente. Chorei tanto, mas tanto... Gritava, às vezes, de tanto chorar... :S

    ResponderExcluir
  5. japonês adora drama de doença terminal

    ResponderExcluir
  6. Lu, adorei o post eu vi recentemente esse dorama ( tipo, semana passada) e depois fui pesquisar tudo sobre os atores, sobre a família da Aya ( a Aya real) amei as músicas e agora tô lendo o mangá que estou amando e é diferente do dorama...quero ler o livro mesmo. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!!
    Esse dorama ainda não tive coragem de terminar... ele é ótimo, me faz chorar só de lembrar da história T.T
    Sobre o Livro, sei que foi lançado no ano passado aqui pela editora NewPOP
    E nem sabia que havia o mangá.. pelo comentário da Karlinha... vou acabar pesquisando sobre agora ^^
    E acabei de pesquisar e tem pela mesma editora =)
    Já vou sair a comprar qndo a bolsa cair T.T
    bjbj e até

    ResponderExcluir
  8. Pior dorama que já assiste, nãh. Mentira, eu adorei ele. Mas é muito triste!!!
    http://sos-hyu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. Estou assistindo,e tb chorei muito,diferente de vcs, tenho uma idade mais elevada.. Tenho filhos ,aliás um filho de 15 anos. E no dorama me pus no lugar da mãe da aya.. Não há coisa pior na vida do que perder um filho.. Parecido foi quando assisti o filme óleo de Lorenzo, na época do lançamento eu tinha meus 15anos.a história tb é verídica. Depois de muito tempo,tipo quando eu estava com 30anos e meu filho pequeno,fui assistir,chorei do começo ao fim

    ResponderExcluir

Concorda? Discorda? Ficou louco de curiosidade para ver? Deixe seu comentário e me faça feliz ^^